Já está disponível no site da B&H norte-americana o novo estabilizador Ronin-S, da DJI, para quem já não aguentava mais esperar para “ter em mãos” o novo gimbal que promete precisão e estabilidade na captação de vídeo a partir do uso de DSLR’s e câmeras mirroless disponíveis no mercado audiovisual.

Lançado em abril de 2018, o Ronin-S funciona como uma redução dos gimballs da marca chinesa, aliando, porém, a versatilidade de caber em apenas uma das mãos, ter seus eixos planejados para movimentação e ser construído de maneira modular, pontos que fazem com que a tela da câmera fique desobstruída — o que permite um acompanhamento melhor do que está sendo captado a partir da própria tela da câmera.

O SmoothTrack é um recurso que permite que estilos de captação sejam salvos na memória do aparelho, seguindo aquilo que é mais adequado para quem faz a captura das imagens — podendo ser mais rápido ou mais lento, em termos de movimentação —, indo de um modo ao outro mudando apenas uma chave.

O estabilizador também oferece um sistema que é compatível com muitas câmeras — disponível em uma lista no site da fabricante — que transfere o foco da câmera para um controle próximo da base do equipamento, evitando maiores transtornos na hora de focar a imagem.

Ele conta também com suporte para equipamentos que podem ser adicionados para funcionarem junto com o Ronin-S e a câmera acoplada a ele, como LED’s, microfones ou transmissores de vídeo, tornando a experiência do movimento mais imersiva, precisa e completa.

Seu preço no site da loja norte-americana é de aproximadamente US$ 700 (algo em pouco mais de R$ 2600, sem impostos).

Para o bolso e realidade brasileiros, num primeiro momento, o novo Ronin-S parece assustar, mas fato é se trata de uma opção de estabilizador de imagem que alia o melhor na relação custo-benefício na produção de conteúdo audiovisual. Para o produtor de conteúdo que se preocupa com o resultado final da sua produção, o Ronin-S está além da aquisição de um novo equipamento, mas fala sobre ter a oportunidade de colocar a qualidade finalmente em suas mãos.

Escrito por João Leite

Compartilhe:

Comentários