Quantas vezes você se viu com uma ótima ideia de conteúdo e não sabia como começar ou como chegar no tema que quer para apresenta-la? Como cumprimentar, como introduzir seu tema e como colocar seu texto costuma dar um nó na cabeça de muita gente…mas calma que a resposta pode estar em uma prática dos “tempos da escola”.
Você lembra quando a professora Gertrudes fazia uma roda no chão, pegava um livro com figuras bem coloridas e começava a contar a história? Lembra de como era mágico ouvir o que ela dizia, enquanto a gente ficava olhando e imaginando como aquela narrativa se passava?
Pois o que a Gertrudes estava fazendo era o que hoje é conhecido como Storytelling, ou “contar uma história”. Ela é uma técnica de apresentação poderosa que pode ser usada tanto em apresentações orais, bem como na elaboração de vídeos e conteúdos audiovisuais. O Storytelling é uma ferramenta muito útil que gera mensagens mentais de grande impacto emocional positivo com a sua audiência.
As palestras do TED Talks, como as do Dr. Átila Imarino (Canal Nerdologia) e a de Iberê (Cana Manual do Mundo), por exemplo, começam com histórias curiosas pessoais ou de personagens fictícios, somados à itens audiovisuais, para gerar engajamento do público com aquilo que está sendo dito.
É importante lembrar que essas histórias, assim como as histórias que a gente ouvia no tempo da escola, têm começo, meio e fim, têm uma narrativa bem construída, texto adequado ao seu público, personagens com objetivos, um lugar bem definido do qual sair, um destino claro onde se quer chegar, e têm uma mensagem bem direcionada. A importância da técnica é cativar quem assiste e passar o conteúdo de maneira fluida e que cumpra o objetivo de comunicar.
Como auxílio ao que está sendo narrado — e sempre de olho onde se quer chegar com a história —, imagens, vídeos e animações podem ser utilizados para sensibilizar e atrair o público, e tornar o conteúdo apresentado ainda mais rico e cativante — abençoado After Effects!
E se você quer criar histórias que prendam sua audiência e que transmitam sua mensagem, anote bem as dicas do FilmeCon pra você:

Conheça seu público: umas das partes mais importantes do Storytelling é entender com quem se está conversando. Quando você sabe quem te ouve, você sabe o que falar.

• Defina sua mensagem: se perguntar “o que eu quero falar ou mostrar?” é vital, já que é o ponto principal e o motivo de você estar expondo o seu conteúdo. Então trabalhe da sua mensagem com o Storytelling.

• Elabore a sua estratégia: Como vou chegar onde eu quero chegar é também vital para uma boa apresentação do seu conteúdo. A forma, mais do que qualquer coisa, é o que vai contribuir para que sua história gere impacto.

• Calcule seu tempo: tempo costuma ser um fator importante quando a gente fala sobre atenção. Quanto mais tempo dura sua apresentação de conteúdo, mais elaborado precisa ser esse conteúdo e maior a chance do público perder a atenção. Então, seja consciente de em quanto tempo você consegue passar sua mensagem e sua história.

• Construa sua história: Por fim, imagine contar para alguém todos esses pontos em uma forma narrativa, tendo sempre em mente que ela não deve ser simples demais, para que não pareça mal elaborada, mas também não deve ser tão rebuscada, para que seu objetivo não se perca no meio de tantos detalhes. “Quem seria a personagem da sua história? Pelo que ele passaria? Como ele chegaria ao seu objetivo?”

E você, gosta de contar ou ouvir histórias? Como você aplica isso no seu conteúdo? Conta pra gente nos comentários.

Escrito por João Leite

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