O crop no Premiere Pro pode ter muito mais a oferecer do que você imagina.

Se você já trabalhou com Adobe Premiere Pro, a ferramenta de crop já é algo que você deve estar familiarizado — a famosa feramente de corte de imagem. Você deve usar normalmente para dar um zoom na cena ou ainda para mudar a proporção da tela, mas tem muita coisa que pode ser feita com esse efeito que talvez você nunca tenha ouvido antes.
Nesse vídeo, Jordy Vandeput do Cinecom dá cinco maneiras de usar o crop para deixar suas edições ainda mais criativas e dinâmicas usando desde animações para texto até transições mais elaboradas.

Confere aqui:
(Vídeo em inglês, Clique na CC e ative as legendas)

As dicas do Jordy Vandeput mostram algumas dicas realmente muito boas de como usar esse efeito, tem mais coisas que podem ser feitas com o crop dentro do Premiere Pro, truques que com certeza vão dar aquela mãozinha na sua próxima edição para que ela seja ainda mais criativa e que você aproveite o máximo a ferramenta que a plataforma oferece nos seus trabalhos.

Nós separamos mais algumas delas:

• Mudando a proporção de tela para criar efeitos: Usar o crop para mudar a proporção da tela deve ser a função mais usada no Premiere — e, vamos lá, isso ajuda bastante. Mas você pode ainda usar para deixar seu trabalho uma cara mais de filme widescreen, ou ainda adaptar o corte da imagem para a proporção de onde a peça em questão vai ser exibida. É realmente muito útil.

• Texto animado: Você também pode usar o crop para mostrar o texto do seu vídeo de uma maneira mais interessante ou dar um maior destaque a alguma parte dele, principalmente quando você for posicionar o texto na tela — o crop te dá a liberdade de sair um pouco daquele GC básico e ser ainda mais criativo.

• Divisão de Tela: Se você trabalha com muitos vídeos, vlogs, edição de comerciais ou ainda clipes de música, dividir a tela pode ser um efeito interessante e que dá um dinamismo pra quem consome, deixando a coisa toda menos padrão e ainda mais autêntica. E você não precisa ficar somente no corte que o crop oferece: colocar alguns keyframes de posição para pequenas animações e deixar o efeito ainda melhor.

• Transições mais criativas: Esse efeito é com certeza um pouco mais complicado do que o anterior porque ele precisa de um pouco de noção do zoom e da distorção daquilo que aparece na área da tela. Usar o crop para transições vai dar um pouco mais de trabalho, principalmente no planejamento de captação de cenas, mas vai deixar seu trabalho com mais movimento, e com transições — para vinhetas, por exemplo — que vão dar um toque especial na produção para o seu projeto.

• Efeito Wipe: Pra quem faz aqueles tutoriais de YouTube e que quer testar os efeitos do seu vídeo, o Wipe permite mostrar a imagem antes e depois de aplicado algum efeito. Apesar de ser uma ferramenta de comparação, dá para explorar um potencial criativo nela e deixar seus vídeos ainda melhores e mais profissionais.

O que você faz de mais criativo com o efeito crop? Fala pra gente nos comentários

Por V Renée
Tradução e Adaptação por João Leite

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *