Quem nunca virou uma noite pra entregar job que atire a primeira pedra. E pode atirar a segunda quem já deixou de comer pra não deixar a coisa toda atrasar. Quem trabalha dentro do audiovisual sempre tem uma história dessas de noites mal dormidas, litros de café e olheiras, tudo pra renderizar aquele vídeo, tratar uma imagem ou ainda fazer um último efeito. Mas a pergunta que fica é: isso tudo, pode?

Antes de se questionar se todo esse esforço é possível ou não, é importante lembrar que “todo trabalho dá trabalho” e que sempre vai ter aquele dia em que você vai ficar mais tempo gravando, ou que você não vai conseguir dormir direito porque precisou ficar tratando cores numa imagem e que uma das suas entregas vai ter que ser um pouco mais delicada. Por mais que a gente sempre queira entregar o melhor trabalho pro cliente final, fazer tudo isso é uma exceção — por mais apaixonado(a) que você seja pelo audiovisual.

Mas quando a exceção passa a ser sua rotina, vai por mim, você tem um problema…

Noites de sono mal dormidas podem afetar na sua produtividade — além de fazerem um mal bastante considerável para saúde, causando problemas psicológicos, cardíacos e de metabolismo (o famoso “dormir mal engorda). Você presta menos atenção, tem menos energia e sua criatividade fica bem reduzida por conta do cansaço acumulado. Dormir mal com frequência não é muito bom se você quer produzir um conteúdo de qualidade.

E nessa correria, acho que você não deve pensar muito no que está comendo, não é? Normalmente um lanche feito de qualquer coisa que você achou na geladeira ou comprou na esquina e muito café ou bebidas energéticas. Isso quando chocolates e barrinhas de cereal não fazem parte do verdadeiro “banquete” do produtor de conteúdo.

Comer mal, no curto prazo, vai também te roubar energia, por mais que o efeito pareça o contrário: a maioria dos alimentos que a gente costuma comer é rico em açúcar e depois daquele “boom” inicial vem uma fadiga — é o pico glicêmico. No longo prazo, além de engordar, você pode adquirir problemas graves como diabetes, pressão alta e problemas no funcionamento do coração, que, querendo ou não, vão afetar sua produtividade também.

Assim, é importante prestar atenção em quando essas coisas são exceções e quando essas coisas já viraram rotina na sua vida profissional e entender que elas só atrapalham o seu conteúdo de ser ainda melhor.

Se você se identificou com essas questões, aqui vão algumas dicas da FilmeCon:

1. Organize seu tempo: nada é mais importante do que o tempo para o produtor de conteúdo, afinal de contas ele é seu principal meio de ganho. Uma agenda, mesmo virtual, vai te ajudar a saber o que e quando deve ser feito, evitando que as coisas se atropelem.

2. Estabeleça uma rotina: veja seus e-mails, trate suas imagens, edite seus vídeos e faça sempre tudo na mesma ordem. Uma rotina bem defina ajuda você a localizar, naquele perdido que dá entre um trabalho e outro, o que você está fazendo e o que falta fazer.

3. Pondere: por mais que ter aquele dinheirinho a mais seja sempre muito bom, nem sempre isso vai te trazer benefícios — principalmente se você vai precisar gastar em enérgicos e outras coisas pra entregar o trabalho. Pense bem sobre qual é a sua situação no momento e veja o que vale mesmo a pena ser feito naquele instante: se tiver mesmo um espacinho da sua agenda sobrando…por quê não?

4. Separe um tempo para você: eu sei que parece um conselho de auto-ajuda, mas não é. Entender que você também tem suas necessidades, de parar um pouco, desligar o computador ou a câmera, tomar uma água, dormir, é um ato de respeito ao seu próprio trabalho e sua principal ferramenta: você mesmo. Então, de vez em quando, pare um pouco,

E você, tem a rotina muito corrida?

Escrito por João Leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *