“O que falar dessa internet que mal conheço e já considero pakas?”. As plataformas digitais de compartilhamento têm revolucionado a forma que consumimos conteúdos audiovisuais de maneira muito rápida, e cada dia vemos surgir novas ferramentas que alteram como nós nos expomos às telinhas e aos sons desse universo.
O YouTube, rede de compartilhamento de vídeos que deu as caras em 2005, é um dos expoentes dessa nova forma de fazer e ver conteúdo audiovisual, transformando o mercado e criando uma nova linguagem, formato e público.

Entre o seu nascimento e seu boom — quando foi comprado pelo Google —, o YouTube fez surgir uma nova geração de produtores e apresentadores de conteúdo: os YouTubers. Gente de todos os tipos, sexos, origens e backgrounds, mas que compartilham uma coisa: justamente a vontade de compartilhar seu conteúdo.

O YouTube, mais do que qualquer outra plataforma, providenciou um meio realmente democrático, onde você simplesmente precisava de uma câmera, um microfone e a vontade de compartilhar: essa vontade foi suficiente para que pipocassem milhares de pessoas criando vídeos aos milhões. Hoje se sabe que esse pessoal soma os milhões de seguidores, além dos muitos views.

Felix, dono do maior canal do YouTube, o PewDiePie, com 64 milhões de seguidores

Como em todo novo meio, e como produtor de conteúdo dessa nova era, você deve se perguntar como se inserir nesse mercado que realmente é muito promissor. Você também deve estar se perguntando como não cair na mesmice, já que, como resultado de tanta gente ter acesso à produção, inovar é a palavra de ordem dentro do YouTube.

E é por isso que é importante se ligar nas dicas que a gente separou pra você que quer se ver na tela, acumular views e virar um YouTuber:

  • Consuma muito YouTube: essa é a primeira lição — e eu arrisco dizer, a mais importante. É só consumindo o conteúdo que já está lá que você será capaz de notar o que não está e começar a identificar os próximos passos da sua carreira na internet. E não só do conteúdo, mas entenda como a plataforma funciona — explore suas funcionalidades.
  • Identifique seu público: parece repetitivo…e é! Quase todas as dicas que damos aqui no FilmeCon envolvem entender com quem você está falando. No YouTube isso não muda muito justamente porque todo o seu conteúdo vai ser voltado para um nicho específico e você precisa saber quem ele é, como ele fala, como ele consome e outras muitas coisas.
  • Entendendo seu escopo: por mais que a gente queira falar de tudo, nem sempre dá certo. Se você está começando, é melhor que tenha um escopo, ou seja, uma mira, alguém que você queira atingir com maior precisão. Isso vai tornar a sua própria produção mais fluida, fácil e vai evitar aquilo de tentar agradar todo mundo e acabar não agradando ninguém.
  • Roteirize seu conteúdo: esse é um ponto controverso, eu sei. Muitos dos YouTubers preferem não seguir pautas ou textos escritos, mas muitos também confessam que anotam os pontos que precisam passar ou sobre os quais precisam improvisar para não se perder no decorrer do vídeo — sem roteiro você corre o risco de desviar do assunto com facilidade ou ainda que seu conteúdo fique pobre por esquecer de passar por algum ponto.
  • Separe seu equipamento: considerada a cereja do bolo, é o seu equipamento que vai definir quão “bem-feito” vai ser o seu conteúdo. Uma imagem legal, estabilizada; um som limpo, sem ecos, além de um tratamento feito em Adobe Premiere ou FinalCut podem fazer toda a diferença em manter seu público no seu canal. É interessante investir em um equipamento legal se você quer seguir a carreira de YouTuber, e nós já demos algumas dicas de câmeras aqui no FilmeCon — dá uma olhada aqui.

Feito tudo isso, é só colocar a criatividade pra funcionar e apertar o Rec da câmera.
Você já tem um canal? Quais são as suas dicas? Conta pra gente nos comentários!

Escrito por João Leite

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