Você está no set de filmagem. O roteiro de filmagem está na mão. A equipe está afiada e o equipamento é o melhor que você poderia ter para gravar seu clipe ou seu filme. Mas e os atores? O que falar, quando falar e como falar? É justamente disso que a gente vai falar.

O ator é, talvez, a parte mais visível dentro da sua peça, afinal, é ele quem vai pra frente da câmera e quem interpreta ou faz aquilo que foi escrito no roteiro. Mas é preciso uma preparação para que a interação entre o diretor geral — ou ainda o diretor de atores — e os atores que compõe aquela peça.
Antes de qualquer coisa, o ator é um profissional do audiovisual como qualquer outro dentro do set. Eles passam por um treinamento que envolve quesitos tão técnicos quanto saber qual é a exposição mais adequada ou ainda qual é o melhor enquadramento. Dar uma olhada em material de atuação é sempre bom para “quebrar o gelo” e começar a falar a língua dos atores.
Quando se dirige um ator, é importante saber que existem coisas que precisam ser ditas antes e durante uma gravação. Detalhes de personagem — normalmente para filmes e outros do gênero — vão acabar funcionando melhor se forem discutidos antes: a correria do dia de filmagem normalmente não deixa você se concentrar em detalhes tão subjetivos.
Porém, deixe para dar dicas de expressão e movimentação para os momentos mais próximos da gravação, já que, dentro do cenário, e conseguindo observar melhor a estética do local, você consegue com maior flexibilidade dizer o que o ator pode ou não fazer para ter uma cena perfeita.

Outra coisa: um ator é um profissional que vive a vida de outras pessoas dentro do set, e essa não é uma tarefa fácil. No caso de uma interpretação pra filme ou depois de você dar aquela dica para ele ou ela, dê um minutinho para que o ator “entre na personagem” para que você também tenha uma cena mais natural e com mais traços de realidade.
Como diretor e produtor de conteúdo, a gente sabe que nada é feito de primeira, então você vai acabar repetindo várias vezes a mesma cena, seja por um eventual erro do ator ou pela necessidade de haver mais de um take dessa mesma cena. Pra isso, tente dizer sempre que necessário que o ator deve produzir as mesmas expressões, as mesmas movimentações e a mesma intensidade para essas várias tomadas. Isso vai evitar que você tenha problemas na continuidade.

Por fim, não esqueça que o ator é um recurso humano como toda a equipe que você tem: trate com educação, crie um bom clima e fale sempre com clareza — não tem problema exigir algo que o ator pode e, dentro do contexto do cenário, deve entregar. Mantenha sua autoridade, mas não transforme o seu set no clássico ambiente autoritário que é clichê aí fora. Isso vai só te trazer benefícios: os atores trabalharão bem com você, seu material ficará bom e você evitará desgastes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *