Pra quem já acompanha a gente a um tempinho, parece um pouco de dé jàvu falar das câmeras da Insta360: nós já apresentamos duas matérias falando um pouco da marca e dos produtos da empresa chinesa — e você consegue ver clicando aqui e aqui.
E eles não param de inovar suas câmeras porque a Insta360 acaba de anunciar o lançamento da Insta360 OneX, sua nova edição de câmera de ação 360 graus: uma versão ainda melhor do modelo anterior, a Insta360 One.

Voltada para quem possui iPhones — ou ainda dispositivos com iOS, com iPad’s —, a nova Insta360 OneX conta com o sistema de estabilização FlowState de seis eixos, que dispensa o uso de gimballs ou outros acessórios para estabilização de imagem, já que a própria câmera pode ser programada para seguir um objeto, evitando que a imagem fique tremida e prejudique a gravação. Muitos ajustes como velocidade de exibição, rotação do eixo de 360º, entre outros, podem ser ajustados diretamente do celular por meio do FlowState, o que, com certeza, destaca a Insta360 OneX dos outros modelos — principalmente pela sua qualidade de estabilização, imagem e construção simples.

Especificações da câmera

Outro destaque que eleva o nível da câmera é a qualidade de gravação de vídeo: 5.7K à 30 fps, 4K à 50 fps e 3K à 100 fps, o que aumenta e muito as possibilidades de tratamento e aplicação de efeitos ao material captado, já que com o máximo de resolução, cor e definição são realmente estonteantes, e com o máximo de quadros por segundo, efeitos como o slow motion não perdem qualidade de imagem e ganham um quê de realidade especial.

As lentes da nova Insta360 OneX tem 200º de amplitude ultra-wide e contam com um sensor CMOS da Sony de 1/2.3”. A abertura é de incríveis f/2.3. As fotos que podem ser captadas tem resolução de 18MP e têm fomato de saída em .insp, .jpeg e RAW — formato pra quem normalmente trabalha com edição profissional de conteúdo.

A função HDR garante uma estabilidade de luz especial às gravações — o que é a salvação de quem pratica montanhismo ou salto de paraquedas, já que esses ambientes costumam ser muito claros — equilibrando a quantidade de luz que entra nas lentes, mas sem alterar a cor, o que também vai criar imagens ainda mais reais. Pra quem gosta de trilha, além do HDR, a câmera oferece também o tracking via GPS, que dá a localização de onde o material foi captado.

 

Acessórios surpreendentes

Uma novidade em termos de acessório para sua câmera é o Drifter, um novo acessório que você pode prender sua Insta360 OneX e literalmente decolar com suas ideias e gravações. O Drifter tem o formato de um foguete de borracha — para proteger a câmera de impactos — e que faz com que a câmera literalmente voe com uma trajetória parabólica por baixo ou por cima do objeto que se deseja gravar. O efeito é realmente incrível.

 

Utilizando o aplicativo

O app de controle da câmera oferece um slow montion e uma aceleração de exibição que são dignos de cinema, o que dá controle total da velocidade em que as coisas serão exibidas sem perda da qualidade, isso associado ao controle de perspectiva, no qual podem ser escolhidos os melhores ângulos de exibição, permite que as partes principais do seu vídeo possam ser destacadas de maneira única.
E não é só controle que o app oferece, já que a edição do material captado pode ser feita diretamente no celular, adicionando trilhas ou ainda regravando as imagens que você já fez: um mundo de possibilidades está ao alcance da tela do iPhone em termos de edição.
E quem não adora aquele efeito clássico do personagem Neo, da trilogia de Matrix, escapando das balas? O Slow Motion Bullet Time da Insta360 OneX faz justamente isso, o que garante imagens incríveis. Com o auxílio do Bullet Time Bundle, o acessório que segura sua câmera, você ativa o modo Bullet Time e o gira no ar: o resto a Insta360 OneX faz!

No tratamento do conteúdo captado a Insta360 OneX também oferece uma vantagem única: o processo de stitch, ou seja, de montagem de cada trecho captado na câmera 360, é dispensado pela forma que a própria câmera trabalha, economizando tempo do produtor de conteúdo, já que ele não precisa esperar que a câmera o faça — tudo é feito simultaneamente — ou ainda fazê-lo manualmente. Esse material pode ser transmitido tanto via cabo quanto via WiFi.

Todos esses recursos, contudo, precisam de uma bateria parruda, e o pessoal da Insta360 não pouparam: a nova Insta360 OneX tem uma bateria de 1200mAh, o que garante uma gravação contínua de até 60 minutos sem parar! Isso em uma câmera que mede pouco mais de 11cm de tamanho, 5cm de largura e 2cm de espessura — pesando aproximadamente 120g!


A Insta360 OneX está disponível no mercado norte-americano por USD 399,95, o que corresponde a aproximadamente pouco mais de R$1500 (em um câmbio recente, podendo variar para mais ou para menos até o fim do ano). Ela tem disponíveis vários acessórios, como prendedores de pulso e cases para mergulho, que transformam o potencial dessa câmera que já tem muito a oferecer, deixando, literalmente o mundo nas suas mãos e olhos — que com o 360, ficam em todo lugar.

Confira o vídeo promocional da nova câmera:

Compartilhe:

Comentários