Você está procurando uma câmera full frame para suas gravações? Então aqui você encontra os porquês da Canon EOS R é a mirrorless pra você!

Canon EOS R

Um aviso importante: tem um monte de boas câmeras de filme e vídeo no mercado. Um aviso ainda mais importante: não tem “receita mágica”, ou ainda “câmera mágica”, que vai fazer com que seus projetos de filme e vídeo sejam um sucesso ou vençam o próximo Oscar. Isso normalmente vem com um bom storytelling, experiência e habilidade.

O lançamento da nova Canon EOS R tem gerado muitos comentários — bons — sobre a câmera full frame mirrorless da Canon ser uma boa opção para vídeo e filme profissionais por uma série de motivos.

Claro que há uma questão na escolha entre uma DSLR vs. Mirrorless, e se você tá na dúvida, a gente vai te dar uma série de informações sobre que podem te ajudar a chegar a sua escolha.

E por ora vamos mostrar sete exemplos de como e por quê você deve considerar a nova Canon EOS R para o seu próximo projeto ou filme.

1) É uma Mirrorless

Mas por que isso importa? Bem, porque de todas as marcas do marcas do mundo a Canon parece ter se distanciado um pouco mais da sua tradição de DSLR e agora abraça uma tecnologia mais voltada para o futuro. Ainda que a Canon 5D mk IV — e as suas anteriores mk III e mk II — tenha se apresentado com uma câmera de alta performance para o filmmaking profissional por anos, o que essa nova mirrorless oferece é um tipo de equipamento que é firme, compacto e ambicioso quando comparado àqueles que antecederam essa tecnologia e que traz um ponto importante na jogada: o preço.

2) Sensor CMOS de 30.3MP Full-Frame 

(Esse vídeo tem legendas!)

Ainda que haja alguma controvérsias sobre o tal do sensor “full frame” e o quanto isso importa para os filmmakers recentemente — e realmente importa —, o sensor CMOS Full Frame de 30.3MP da Canon EOS R — combinado com o processador DIGIT 8 de imagem — é o tipo de fator competitivo que faz jus e que põe a EOS R um páreo justo aos modelos GH5 e GH5s da Panasonic e Z6 e Z7 da Nikon

3) Gravação de Vídeo em 4K

O que antes era um artigo de luxo na câmera, a capacidade de gravação de vídeo em 4K se tornou um standard para câmeras do tipo para qualquer filmmaker ou profissional de vídeo. A Canon EOS R suporta gravaçãoes com resolução em UHD 4K res (3840 x 2160) em até 30 FPS à 480 Mb/s. Quando se usa a compressão e a memória interna da câmera, essa gravação em 4K tem um sampling de 4:2:2 e uma profundidade de cor de 8 bits (8-bit color depth), mas quando usado com um gravador externo a EOS R pode capturar a um sampling de 4:2:2 com profundidade de 10 bits.

4) Slow Motion de 120 FPS

(Não esquece de ligar as legendas)

Enquanto todas essas novas câmeras mirrorless­ — como a Sony A7R III, Fujifilm X-T3, etc…— são construídas tanto para captação de vídeo e fotografia, mas uma das área de muita importância para muitos filmmakers são as capacidade de gravação de uma câmera em taxas de FPS altas.

Ainda que A Canon EOS R não possa gravar em 4K em frame rates muito altos, ela consegue subir esse número para 60 FPS em Full HD 1080p e à 120FPS à 720p HD.

Esse pode ser um recurso muito útil, principalmente quando se pensa em slow motion para web ou outros recursos digitais.

5) A Ciência de Cores da Canon

Na história da Canon, nunca houve tanto debate sobre a fama da ciência de cores da Canon. Entretanto, se você fizer uma pequena pesquisa — e aqui você encontra um dos artigos que compara esse tópico com o de outras fabricantes —, a ciência que envolve as cores para a Canon é uma das melhores para captação de cores mais naturais e é mais favorável quando se fala de tons de pele —principalmente quando se procura o mínimo tratamento de imagem na pós.

Mas, se você é um filmmaker procurando por mais controles finos de core, a Canon EOS R também oferece o C-LOG recording que permite um  dynamic range maximizado para grading nas suas produções.

6) Lentes RF Lenses (e Compatibilidade com as EF)

(Esse aqui também tem legendas)

Pra continuar com a EOS R, Canon lançou uma nova linha de lentes. A produção ótica da Canon também é muito reconhecida no mercado e a nova linha RF parece realmente promissora. A gente já escreveu sobre a Canon RF 50mm f/1.2  e quão boa ela pode ser como primeiro investimento para quem acabou de comprar a sua EOS R.

Junto com uma lente Zoom RF de 24-105mm que está sendo planejada com a EOS R, a Canon também projetou a EOS R para ser totalmente compatível com sua lente EF precisando apenas de um adaptador simples

7) Um preço competitivo para a entrega

A Canon deve ter realmente feito uma pesquisa quando projetou a Canon EOS R e a trouxe para o mercado, já que seu preço inicial está alinhado com as outras câmeras mirrorless que estão em alta no mercado.

Mas, quando você começa a comparar a Canon EOS R com, digamos, a sua irmã Canon 5D mk IV, as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas0, ainda que EOS R tenha muitos pontos de venda.

Embora a decisão de comprar — ou talvez alugar — uma Canon EOS R precise ser comparada com outras câmeras como a Sony A7 III, a Nikon Z6, a Fujifilm X-T3 e a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K, pelo menos pelas razões acima, a Canon EOS R merece sua consideração agora mesmo!

Canon EOS R: USD$2,299.00 (R$11.600 aproximadadmente)

 

Fonte: No Film School

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *