No mundo de tecnologia cada vez mais rápido de hoje em dia, os avanços na área de cinegrafia digital avançam em um taxa realmente impressionante. Enquanto os sensores de algumas câmeras já conseguem captar em 8K, a demanda por lentes que acompanhem esse crescimento também começa a dar as caras.

 

Muitos cineastas sabem que eles não querem só lentes melhores, mas lentes que garantam aquele look clássico para suas filmagens, e as lentes Xenon Full Frame Prime da Schneider-Kreuznach mostram que usar equipamento que já foi muito bom ou que foi readaptado nem sempre atende as melhores demandas do mercado — principalmente quando se fala de fullframe e 4K.

As novas lentes se propõem a atender às aplicações CINE, mas ainda dentro um design que possa abranger o que há de mais novo em termos de tecnologia, sem abandonar o visual cinematográfico que é tão precioso para o criador de conteúdo.

Nós vamos dar uma passada tanto nas opções da Schneider-Kreuznach, a Xenon Full Frame Primes bem como a Xenon’s Cine-Tilt como alternativas para o seu workflow.

Feitas especialmente para todos os tipos de câmeras de cinema e câmera mirrorless (como a ARRI, RED, Canon, Sony e a Blackmagic pra dar nomes a algumas delas), as lentes Xenon FF-Prime oferecem um set completo de elementos de lentes que evoluíram junto com o tempo e com a tecnologia das câmeras. Essas lentes compactas dão suporte para gravações fullframe com baionetas intercambiáveis tanto com a PL, Canon EF, Sony E e Nikon F.

O grande desafio em desenvolver as Xenon Full Frame Primes foi manter esse visual único, com cores que fossem consistentes em várias distâncias focais (18mm, 25mm, 35mm, 35mm, 50mm, 75mm, 100mm).

Além do mais, a Schneider-Kreuznach queira que as expectativas dos usuários fosse a mais próxima de uma lente Cine de verdade. Foi por isso que eles decidiram fazer uma lente do zero e não usar um design ótico e mecânico que já existisse em fotografia.

Uma vez que as FF-Primes compartilham as mesmas dimensões externas, mecanismos próximos e pesos similares, elas garantem compatibilidade para um leque de câmeras e acessórios, além de ser feita para trocas rápidas entre lentes.

A relativa uniformidade no peso das lentes ajuda a simplificar o esquema de contrapeso de tripés e equipamentos de suporte para câmeras como o Steadicam e os MoVI stabilizers.

A família de lentes Xenon FF-Prime inclui:

E você pode checar elas todas aqui

As lentes Xenon FF-Prime Cine-Tilt

Junto com a linha de Xenon FF-primes, a Schneider-Kreuznach também desenvolveu as lentes Cine-Tilt para somar à família FF-Prime! Essas lentes oferecem o potencial de utilizar áreas fora de foco dentro do take, especial quando você usa o movimento de tilt com aberturas de lente maiores. Sustentando o campo de visão durante o foco e durante o tilt, o design das Cine-Tilt tornam possíveis imagens que antes era inimagináveis para esse tipo de configuração.

E essa é a família da Xenon FF-Prime Cine-Tilt:

  • FF Prime Cine-Tilt 2.1 / 25MM
  • FF Prime Cine-Tilt 2.1 / 35MM
  • FF Prime Cine-Tilt 2.1 / 50MM
  • FF Prime Cine-Tilt 2.1 / 75MM
  • FF Prime Cine-Tilt 2.1 / 100MM

Você consegue checar a família toda, com mais informações, aqui 

O objetivo era conseguir uma imagem mais detalhada em termos de foco, mas também conseguir o tal do visual clássico de cinema. A série da Xenon Full Frame Prime  se difere significativamente de outros tipos de equipamentos do mesmo tipo disponíveis no mercado principalmente em relação a como ela acaba se comportando no set de gravação, sendo esse um dos principais motivos que faz das lentes uma das favoritas por filmmakers mundo a fora.

 

Fonte: No Film School

Compartilhe:

Comentários