Filmmakers (e usuários do Atomos) têm esperado por fabricantes de câmera que ofereçam o formato RAW na saída HDMI. E agora a Nikon é a primeira a oferecer esse recurso tão aguardado.

2018 foi um grande ano para o RAW. Entre o ProRes Raw e o Blackmagic Raw, o antigo formato fechado agora parece atingir as grandes massas (se você não contar, é claro, com o formato Cinema DNG, que tem arquivos muito grandes pra meros mortais como nós lidarmos).  Mas, por mais que o Blackmagic Pocket produza arquivos RAW por US$1,295, você ainda precisa gastar pelo menos uns US$5,000 pra ter em mãos uma câmera que tenha saída em formato RAW, principalmente sm SDI.

Um desejo antigo

Quando a Atomos anunciou pela primeira vez o ProRes Raw com a Apple na NAB 2018, o CEO Jeromy Young deixou bem claro que a Atomos estava pronta para entregar o formato RAW via HDMI; e que já estava pronto para ser fabricado. Com o anúncio de hoje, parece que a Nikon vai ser a primeira fabricante a dar o passo em direção ao HDMI com a linha Z de câmeras da empresa japonesa, principalmente na Z6 que é mais voltada para o público filmmaker.

Uma pequena mudança para uma câmera, um salto para um filmmaker

Esse movimento da Nikon é uma grande passo adiante da marca em comparação à Canon. Ambas câmeras Nikon Z e as Canon R foram anunciadas quase ao mesmo tempo, e enquanto a Nikon obviamente tem um nicho de mercado, a Canon tem uma base consideravelmente profunda com o consumidor da comunidade de filmmaking (principalmente quando se olha para o começo da década quando a 5D Mark II da Canon era a rival mais difícil da Nikon).

Uma nova chance para novas marcas

Convenientemente, além da introdução do formato, o momento para mudança para marcas que ofereçam a mirrorless full frame é bem propício, já que a adaptabilidade de lentes mais “antigas” é maior do que em câmeras mais antigas, sem que haja muito comprometimento do qualidade final do produto apresentado e sem que você tenha que ficar preso a uma marca somente. E o RAW via HDMI pode ser uma das característica principais para filmmakers passarem a ter um olhar mais sério sobre a cultura do filmmaking junto à fabricante.

A Nikon também anunciou um kit para filmmakers combinando uma Z6, um kit de lentes, um adaptador para baioneta F, um microfone Rode, o Atomos Ninja V e um gimbal Moza Air 2, tudo em preço de pacote que faz você economizar US$600.

Aspectos técnicos da Nikon Z7: 

  • Resolução de 45.7 MP
  • Autofoco de 493 pontos
  • Abrangência de ISO de 64-25600
  • 9 FPS
  • 5 eixos de estabilização 5-axis stabilization
  • Gravação em 4K UHD à 30p, e FullHD à120P
  • Saída de 4:2:2 10-bit HDMI
  • Saída RAW para Atomos V via HDMI
  • N-Log color profile

Preço: US$3,396.95 (aproximadamente R$12.600)

Aspectos técnicos da Nikon Z6: 

  • Resolução de 24.5 MP
  • Autofoco de 273 pontos
  • Abrangência de ISO de100-51200 ISO
  • 11 FPS
  • 5 eixos de estabilização
  • Gravação em 4K UHD à 30p, e FullHD à 120P
  • Saída 4:2:2 10-bit HDMI
  • Saída RAW para Atomos V via HDMI
  • N-Log color profile

Preço: US$1,996.95 (aproximadamente R$ 7.500)

Fonte: No Film School

Compartilhe:

Comentários