Um profissional ou não, todo mundo hoje em dia grava vídeos ou tira fotos. Mas, o que você pode fazer pra suas imagens se destacarem dos demais que também o fazem? Bem, o fotógrafo Peter McKinnon compartilhou 5 dicas simples que vão te ajudar a fazer imagens ainda melhores e dicas que estão mais voltados para como você pode capturar imagens de uma cena da melhor maneira. (Não esquece que dá pra ativar as legendas!)

 

Apesar das dicas do McKinnon seja um pouco mais voltadas para fotógrafos, o que ele diz serve muito bem pra quem produz vídeos. E a gente vai te ajudar colocando elas tentando puxa-las um pouquinho mais para o universo filmmaker:

Grave de perspectivas diferentes

Ainda que todos os caminhos levem a Roma, tem sempre um novo que você ainda não conhece. Gravar uma cena de diferentes ângulos não só vai te ajudar a contar uma história de maneira mais dinâmica, mas também vai te ajudar a criar destaque no seu trabalho em referência ao que já existe. Mas a lição mais importante aqui é ser realmente um filmmaker — alguém que pensa sobre as questões de estilo e técnica ao invés de simplesmente sair gravando da maneira que sempre fizeram ou ainda daquele jeitinho que é o mais fácil de fazer aquela captação. Assim como ele diz, tome uns 10 segundos e realmente pense sobre como você vai fazer para gravar algo.

Escadas, Espiral, Escada, Bobina, Estrutura, Hélice

Crie profundidade

Quando McKinnon fala sobre gravar através das coisas, o efeito que ele está se referindo é a profundidade que é incrivelmente importante criar quando você está lidando com uma arte de duas dimensões como o um filme ou uma gravação digital. Gravar objetos em primeiro plano ou de fundo ajudam a criar a ilusão de profundidade e permite que o olho do seu espectador olhem para “dentro” daquele frame ao invés de simplesmente estar “de frente” para ele. Você pode fazer isso colocando seu enquadramento de maneira que você tenha elementos visíveis no primeiro plano e no background, e se você quiser menos “fundo” para depois criar aquele efeito bokeh, isso fica a seu critério.

Blue, Libélula, Zoom, Fundo Desfocado, Natureza, Folha

Pense o oposto

Um bom jeito de ampliar os limites da sua criatividade é tentar algo novo. McKinnon sugere pensar em como outras pessoas provavelmente fariam para gravar aquela cena e fazer justamente o oposto (ou simplesmente diferente). Por exemplo, pense em como uma cena de uma mesa de jantar se desdobra: normalmente é uma serie de gravações de over-the-shoulder que estão em algum diálogo. O fato de a maioria de cenas desse tipo ser gravada assim te dá a oportunidade de mudar e tentar algo que ninguém tentou antes.

Cozinha, Alimentos, Italiano, Antipasti, Jantar, Almoço

Luz e a composição de cena

Combinar esses dois tópicos é importante porque eles falam de uma mesma coisa: a técnica é importante. A luz é um dos grandes motivos para uma imagem ficar boa ou rua, e a composição de cena, se for feita do jeito certo, é uma das coisas mais importantes — se não for a mais importante — no storytelling visual. Uma coisa que vai te levar pro próximo nível como filmmaker é garantir que esses dois elementos são eficientes em fazer com que suas imagens sejam mais bonitas, e que também colaborem com a história que você está contando.

Menina, Belo, Jovem Garota, Noite, Retrato, Luz, Levou

 

Por V Renée

Fonte: https://nofilmschool.com/2016/12/5-things-you-can-do-right-now-become-better-cinematographer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *