Já percebeu que todos os filmes ou campanha que são feitas hoje em dia têm incluído um trailer? Se você notar, tem sempre um pequeno clipe acompanhando a produção principal, que tem frases de efeito — ou alguns sustos, nos casos de filme de terror — que incentivam o público a comparecer ao lançamento da peça audiovisual que está sendo promovida. A grande questão nisso tudo é: por que a gente gosta tanto deles?

Pra começar, o trailer — ou ainda o teaser — é uma peça audiovisual que tem trechos ou pequenas partes da peça inteira que são, de alguma forma, vitais para o entendimento da sinopse ou do mote daquilo que é desenvolvido sem dar um desfecho.
Complicou? Vamos lá.
É no trailer que o produtor de conteúdo vai te contar o que vai acontecer naquela história sem te dar spoilers — ou te contar que a mocinha termina com o herói.

Esse formato de divulgação tem uma intenção bem definida: mexer com a expectativa de quem está assistindo. Ao conhecer mais ou menos o que uma história fala, ou o que o herói ou heroína vai passar, o público vai se atrair pela história. E é isso que você deve ter em mente quando está produzindo um trailer para o seu conteúdo.

Pense assim: se você tivesse que fazer um resumo daquilo que vai mostrar, o que colocaria nele sem contar o final?
O que faz com que alguém termine assistindo a sua peça audiovisual é justamente o quão curioso e instigado você vai deixar o seu expectador — e essa é a resposta à pergunta do início. Trailers bem compostos e editados fazem o público perguntar, principalmente: “o que vai acontecer depois?”

O ser humano, de maneira geral, é movido por histórias bem contadas e nós gostamos do mistério e da habilidade de se conduzir boas histórias — quem aqui não adorava a hora da leitura quando era menor? Agora me diga você: não era melhor ainda a sensação de imaginar qual história seria contada?
Quando for divulgar algum conteúdo que precise de um trailer procure entender que você está lidando com a expectativa e a curiosidade das pessoas que vão consumir isso. Longe de ser algo para pressionar você, isso deve te motivar: todo mundo quer saber como termina o fim da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *